Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

domingo, 17 de março de 2013

Torta de Batatas

Hoje é um dia muito especial! É aniversário da minha irmã, Eliane, que é simplesmente tudo para mim! Sempre fomos super grudadas, melhores amigas, inseparáveis! Hoje ela me pediu para fazer essa comidinha maravilhosa que nossa mãe sempre fazia, e que depois que ela morreu (faz um ano e cinco meses) ainda não tínhamos tido aquele ânimo para fazer. Minha irmã sempre pedia para ela fazer nos aniversários, e hoje, com muito amor, eu finalmente fiz especialmente para ela, e claro, lembrei muito da minha mãe enquanto cozinhava. Ficou muito boa, e quem comeu elogiou, mas acho que a da minha mãe ficava melhor... De qualquer forma acho que ela deve estar orgulhosa e feliz por estarmos levando a diante essa receita maravilhosa que ela nos deixou! E olha que foi ela mesma quem inventou hein!! Anotem ai a receitinha, e façam para alguém especial na vida de vocês também!!

Torta de Batatas

 

Ingredientes:

Para a massa

1kg de batatas
Água para cozinhar as batatas
2 colheres (sopa) de manteiga
150 ml de leite
4 ovos
200g de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal

Para o molho

2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1/2kg de carne moída (preferencialmente patinho)
Sal e pimenta do reino a gosto
350ml de purê de tomate
50ml de água
Orégano a gosto
Cebolinha e salsinha a gosto

Preparo:






Lave bem as batatas. Na panela de pressão, cubra as batatas com água e cozinhe por aproximadamente 25 minutos. Elas devem estar começando a rachar, mas ainda firmes. Espere esfriar um pouco, descasque-as e passe-as pelo espremedor de batatas. Adicione a manteiga e misture até incorporar bem.  Junte o leite e misture novamente. Adicione os ovos, um a um, mexendo a cada adição (lembre-se de quebrar os ovos um a um separadamente antes de adicionar à mistura, pois se algum deles estiver estragado, você não perde a receita toda). Adicione o queijo ralado, reservando um pouco para salpicar por cima da torta. Por último, acrescente a farinha aos poucos, mexendo para incorporar. A massa deve ficar em uma consistência um pouco mais mole que a de um purê de batatas. Reserve a massa. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne moída, mexendo apenas para que o tempero se junte a ela. Depois, deixe fritar sem mexer. Quando ela mudar de cor, pode começar a mexer para que as bolas que se formaram se soltem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o purê de tomate, orégano a gosto e 50ml de água, misture e tampe a panela, deixando apurar o molho por aproximadamente 10 minutos, até que seque um pouco. O molho deve ficar com pouco líquido. Salpique a cebolinha e a salsinha. Em um refratário grande, despeje um pouquinho de molho no fundo (só para umedecer). Despeje metade da massa de batatas, e depois 2/3 do molho. Faça outra camada com o restante da massa, e finalize com o restante do molho. Salpique o restante do queijo parmesão e asse em forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos.  Sirva com arroz branco. Essa receita serve bem 4 pessoas. Eu fiz duas receitas.



DICA:

Se você não tiver espremedor de batatas, bata-as no liquidificador.

NÃO VIVO SEM...

Colheres de Pau!!



Em AMO colheres de pau! Faço coleção, e onde vou compro uma! Agora existem também as de bambu, que são tão bonitas quanto as de pau, e são mais higiênicas pois não acumulam tantas bactérias. Mas de qualquer forma, guardo todas que eu tenho. Elas ficam em um suporte na minha bancada, enfeitando minha cozinha! Espero que tenham gostado dessa receitinha que realmente faz parte da minha história, e que foi criada por essa mulher simplesmente maravilhosa e inspiradora que foi minha mãe!




Um comentário:

  1. Lu, amei essa receitinha, que me fez lembrar do purê com carne moída que a minha saudosa avó fazia. Estou amando seu blog e torcendo para a gente se encontrar logo! Quando vier para Assis, faça uma pausa aqui em Marília para a gente comer umas comidinhas árabes com tempero goiano? Bjks

    ResponderExcluir

Comentem!