Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Risoto de Bacalhau e Alho Poró

O tão esperado feriado está chegando! Sou de família católica e sempre seguimos a  tradição de comer um peixinho na Sexta-feira Santa. Como a maioria dos brasileiros, a opção para essa data é o Bacalhau. Hoje vou apresentar duas versões para vocês. A primeira eu fiz hoje, e ficou bom demais!!! Então, se você já comprou o Bacalhau mas ainda não escolheu a receita, dê uma olhadinha nessa:

Risoto de Bacalhau e Alho Poró



Ingredientes:

250g de Bacalhau dessalgado cortado em cubos
8 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 talo de alho poró cortado em rodelas grandes transversais (somente a parte branca)
1 tomate cortado em cubinhos
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 xícaras (chá) de caldo de legumes quente (caso use o industrializado, pode diluir um cubinho em 3 xícaras (chá) de água quente)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Preparo:




Em uma frigideira, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, e doure levemente o alho e 1 colher (sopa) de cebola. Acrescente o tomate e o alho poró e refogue. Junte o Bacalhau, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por três minutos. Reserve. Em uma panela, mantenha o caldo de legumes aquecido, mas sem ferver. Em outra frigideira ou panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 colher (sopa) de cebola. Acrescente o arroz e refogue até que ele comece a ficar transparente. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o vinho e espere evaporar. Vá adicionando conchas de caldo de legumes aos poucos, esperando secar e mexendo sempre para que o amido solte. Depois de 15 minutos,  junte o bacalhau e acrescente mais caldo. Quando o caldo acabar e o arroz estiver "al dente", desligue o fogo (aproximadamente depois de 20 a 25 minutos). Espalhe o queijo parmesão ralado e adicione mais 2 colheres (sopa) de azeite. Salpique salsinha e cebolinha a vontade e sirva quente. Gostaram? Calma que ainda tem mais uma receitinha para vocês poderem escolher.



DICA:

1) Eu sei que dá uma vontadinha de adicionar todo o caldo de uma vez no risoto, mas esse processo de acrescentar aos poucos é extremamente importante e garante a cremosidade do prato. Então, paciência!!
2) Antes de temperar, experimente o bacalhau, pois se ele ainda estiver salgado você tem que prestar atenção ao temperar o risoto.

NÃO VIVO SEM...

Vinho!



Além de adorar vinho como bebida, eu também AMO cozinhar com vinho! Ele dá um sabor especial aos risotos, carnes, aves e peixes. Os brancos são adequados para risotos e carnes brancas, e os tintos vão bem nas preparações com carnes vermelhas. E você, cozinha com vinho?


Um comentário:

Comentem!