Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Macarrão com Queijo

"Macarrão sem Queijo é igual a namoro sem beijo" - diz o ditado. E eu sigo isso à risca! Esse macarrão é tão simples, mas tão simples que nem dá para acreditar que fica tão gostoso! Hoje eu fiz a pedido do meu pai, pois a minha mãe sempre fazia para ele. Esse é um prato que eu costumo fazer sem receita, só pelo rumo mesmo, mas hoje medi tudo para poder compartilhar a receitinha com vocês. Aí vai:

Macarrão com Queijo



Ingredientes:

Para o macarrão:
500g de espaguete
5 litros de água
1 colher (sopa) de sal

Para o molho:
6 tomates maduros cortados em cubos grandes
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de alho amassado
1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem
1 xícara (chá) de parmesão ralado na hora
1/2 xícara (chá) de água
Sal e pimenta do reino a gosto
Manjericão fresco a gosto

Preparo:



Em uma panela grande, coloque a água para ferver com o sal. Adicione o espaguete e cozinhe até ficar "al dente", depois escorra. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Aqueça uma panela ou frigideira grande. Adicione o azeite e espere esquentar. Acrescente a cebola e o alho, e refogue até começar a dourar. Coloque os cubos de tomate, mexa para encorporá-los ao alho e à cebola, e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe refogando com a panela tampada até que os tomates murchem bem (por volta de 15 minutos). Acrescente o queijo parmesão, mexendo bem para espalhar por todo o molho. Acrescente a 1/2 xícara de água e continue misturando. Desligue o fogo. Coloque o macarrão em uma travessa, e jogue o molho por cima. Finalize com folhas de manjericão, e coma muitooooo!

NÃO VIVO SEM...

Tomates!


Eu particularmente não gosto de usar molhos prontos. É muito mais gostoso e saudável preparar um molho com tomates frescos. E dá para preparar uma quantidade maior, dividir em porções e congelar. Nessa receita, usei o tomate com pele, mas costumo congelar tomates sem pele também. É super fácil: faça uma "cruz" com a faca na parte onde fica o "cabinho". Coloque os tomates em uma panela e cubra com água. Deixe a água ferver e quando a pele dos tomates começar a soltar, desligue o fogo. Escorra e deixe esfriar. Cuidadosamente, retire a pele dos tomates. Depois se quiser, é só fazer algumas porções em saquinhos ou tigelinhas e levar ao congelador. Quando for preparar um molho, é só cortar em cubos ou bater no liquidificador.
Agora, se você não quer ter todo esse trabalho, uma boa opção é comprar tomates sem pele enlatados. Bye, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!