Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Strogonoff de Carne

Olá. Eu preciso ser convencida agora! Essa é a receita mais pedida pelos meu marido, família e amigos. Todo mundo AMA meu Strogonoff! Já fiz um panelão enorme uma vez, de tanta gente que queria experimentar! Também, como não gostar de um prato que leva carne, molho, creme de leite e cogumelos??? Então, peguem a receitinha e façam! Vocês não vão se arrepender!!

Strogonoff de Carne




Ingredientes:

5 colheres (sopa) de manteiga
1kg de carne picadinha (filé mignon, contra-filé ou patinho)
2 cebolas batidas (eu bato no liquidificador ou no mixer até virar uma pastinha mole)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara (chá) de conhaque (tem que ser o de gengibre)
200g de cogumelos fatiados (eu uso cogumelos frescos por que sempre encontro aqui em Jundiaí, mas pode ser aquele em conserva também)
3 tomates sem pele e sem semente batidos no liquidificador (ou aproximadamente 6 colheres (sopa) de extrato de tomate)
3 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de mostarda
2 latas de creme de leite com soro

Preparo:




Leve uma frigideira grande ao fogo e derreta 3 colheres (sopa) de manteiga. Coloque a carne e deixe dourar e secar, em fogo alto. Retire a carne e na mesma frigideira, derreta as outras 2 colheres de manteiga e refogue a cebola. Junte a carne e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Certifique-se que a carne esteja bem seca, despeje o conhaque. Deixe aquecer por 5 segundos e incline a frigideira até que pegue fogo. Deixe flambando até que o fogo acabe, e junte os cogumelos. Acrescente o molho de tomate, a mostarda e o catchup, e misture bem. Abaixe o fogo e deixe apurando por 5 minutos com a panela tampada. Incorpore o creme de leite, deixe aquecer, mas não deixe ferver. Sirva com arroz branco e batata palha, e repita quantas vezes quiser!!



DICA:

1) A flambagem é extremamente importante no Strogonoff, pois faz com que a carne fique muito macia! Não tenha medo, não é tão difícil quanto parece!
2) Se quiser, com essa mesma base, dá para substituir a carne por frango ou camarão.

NÃO VIVO SEM...

Cogumelos!



Eu sou APAIXONADA por cogumelos! Paris, Shitaki, Shimeji, Porcini, Portobello... são tantos! É verdade que muita gente torce o nariz para eles (minha vó tem pavor!), mas os frescos não têm aquela textura molenga que os em conserva têm. Se você nunca experimentou, faça o teste! Cogumelos frescos já são bem mais fáceis de encontrar. Eles ficam naquela geladeira onde ficam verduras e legumes embalados no supermercado. Bjs e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!