Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

domingo, 24 de março de 2013

Panquecas de Frango ao Molho de Gorgonzola

Domingão é dia de cometer alguns pecadinhos culinários, você não acha? Nós ralamos a semana inteira trabalhando e comendo coisinhas saudáveis, então vamos nos dar ao luxo de comer o que temos vontade no fim de semana! A minha escolha para hoje foi Panqueca de Frango ao Molho de Gorgonzola. Desejo nada modesto, mas simplesmente delicioso!!! Se você também acha que está merecendo uma estripulia como essa, anote a receitinha:

Panquecas de Frango ao Molho de Gorgonzola





Ingredientes:

Para as panquecas:

1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
Manteiga para untar a frigideira

Para o recheio:

2 filés de peito de frango
1 litro de água
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola ralada
Pimenta do reino e orégano a gosto
1/2 xícara (chá) de creme de leite

Para o molho:
1 colher (sopa) de azeite
200g de queijo gorgonzola despedaçado
1 xícara (chá) de creme de leite
Pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado para finalizar

Preparo:

Para as panquecas:




Bata todos os ingredientes no liquidificador (líquidos em baixo) e assim que a massa estiver homogênea, desligue e deixe descansar por no mínimo 20 minutos. Em fogo baixo, aqueça e unte uma frigideira ou panquequeira com uma fina camada de manteiga. Tire a panquequeira do fogo e acrescente uma  concha de massa, e faça movimentos para que a massa se espalhe por toda a superfície. Volte a panquequeira ao fogo e frite a panqueca de um lado. Quando ela estiver solta, vire-a com a ajuda de uma espátula. Frite de outro lado e quando estiver dourada tire e reserve em um prato. Repita o procedimento com o resto da massa, não se esquecendo de untar a cada vez que adicionar mais massa. Essa quantidade de massa rende aproximadamente seis discos de panquecas.

Para o recheio:

Cozinhe os filés de frango em 1 litro de água com uma colher (sobremesa) de sal por aproximadamente 20 minutos. Escorra a água e desfie o frango. Aqueça uma frigideira e adicione o azeite e refogue a cebola. Acrescente o frango desfiado e tempere com pimenta do reino e orégano. Não precisa salgar pois o molho já é bem salgado. Acrescente o creme de leite e reserve.

Para o molho:



Em uma frigideira, aqueça o azeite e adicione o queijo gorgonzola despedaçado. Deixe derreter um pouco e inclua o creme de leite. Tempere com pimenta do reino. Quando o queijo estiver todo derretido e incorporado ao creme de leite, desligue o fogo.



Em um refratário, adicione um pouco de molho ao fundo para "untar". Recheie cada disco de panqueca com um pouco de frango, enrole e acomode no refratário. Quando todas as panquecas estiverem dispostas, despeje o molho uniformemente por cima. Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Prontinho! O domingo já ficou mais gostoso com essa receitinha!!



DICA:

Eu adoro virar as panquecas fazendo aquele malabarismo de virar jogando para cima, mas isso é só uma brincadeira, e eu treinei e estraguei muita massa até conseguir. Para não correr esse risco, é só usar uma espátula chata ou um pão duro (espátula de silicone) que o resultado é o mesmo e mais seguro!!

NÃO VIVO SEM...

Uma panquequeira!



Dá para fazer panquecas em uma frigideira tradicional, mas a panquequeira, por ser mais rasa, facilita na hora de virar e tirar a panqueca. Eu tenho duas, uma vermelha com corações que ganhei da minha mãe e tenho dó de usar de tão linda, e a outra que é mais simples e está até feinha de tanto ir para o fogão!!! Não saia daí por que hoje eu estou inspirada e ainda vou postar uma receitinha de sobremesa maravilhosa!!

Um comentário:

  1. Gostei muito da receita, sera que tem algum jeito de fazer com menos gemas de ovo e mais claras?

    ResponderExcluir

Comentem!