Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Bolo de Laranja

Oi pessoal! Fui viajar e fiquei dois dias sem postar no Blog. Deu uma saudade... Hoje, chegando em Jundiaí, estava uma chuvinha gostosa, e chuvinha me lembra bolo quentinho! Não deu outra, nem desfiz as malas e corri para meu "escritório" para preparar um bolo de laranja, o preferido do meu maridão e meu também. Prepare-se para conhecer o bolo de laranja mais gostoso que você vai comer! Sabe aqueles de caixinha, que ficam bem levinhos e fofinhos? Pois é, esse fica mais levinho e fofinho ainda! E a casa fica com aquele perfume de bolo que lembra a casa da vovó! Que coisa boa!! Vamos à receita?

Bolo de Laranja



Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
4 ovos
1 xícara (chá) suco de laranja
Raspas de 2 laranjas
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Açúcar de confeiteiro para finalizar.
 

Preparo:

 


Preaqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda ou com furo no meio.  Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata até incorporar. Junte os ovos, um a um, batendo bem. Em velocidade baixa,  vá alternando a adição do suco e dos ingredientes peneirados, batendo para incorporá-los. Desligue a batedeira, adicione as raspas de laranja, misture delicadamente com uma espátula e despeje a massa na forma. Para que o bolo fique nivelado, faça movimentos girando a forma de um lado para o outro. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Verifique se o bolo está pronto espetando um palito. Se o bolo não grudar no palito, ele está pronto. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos e faça o teste novamente. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por alguns minutos. (eu deixo pouco por que amo bolo quente). Desenforme o bolo em um prato e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Coma sem moderação!!




DICAS:

1. Ao quebrar os ovos, não os jogue diretamente na massa. Caso algum esteja estragado, pode arruinar a receita toda. Quebre um a um em um recipiente separado, e só depois acrescente à massa.
2. Se você não tiver açúcar de confeiteiro, é só bater o açúcar refinado no liquidificador. Faz o mesmo efeito.

NÃO VIVO SEM...

Formas antiaderentes.

 
Além de serem muito mais fáceis de lavar, elas requerem muito menos óleo nas preparações, seja fritando ou assando, e os bolos desenformam perfeitamente. O único cuidado é só utilizar utensílios de silicone, plástico ou colheres de pau ou bambu.  Bye e até a próxima receitinha!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!