Top blogs de receitas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Bacalhau Baiano

Já é tarde, mas promessa é dívida, e aqui está mais uma receitinha de Bacalhau para quem ainda não escolheu o que fazer na sexta-feira Santa. Essa é uma receita exclusivíssima da minha mãe, que meu pai adora e aos poucos fui aprimorando para chegar ao que ela fazia. Até participei de um concurso de culinária no fim do ano passado. É bem diferente das outras receitas com Bacalhau, mas posso garantir que fica muito bom. Chamo de "Bacalhau Baiano" pois vai azeite de dendê, o que dá um toque nordestino fantástico ao prato. Espero que vocês aprovem e façam!

Bacalhau Baiano




Ingredientes:

½ kg de Bacalhau dessalgado em postas
1 vidro de Leite de Coco
1 dente de alho amassado
½ cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
5 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite de dendê
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto para finalizar e decorar

Preparo:






Em uma panela aquecida, acrescente o azeite extra virgem e doure a cebola e o alho. Adicione as postas de Bacalhau e mexa om cuidado para não desmanchá-lo. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o extrato de tomate e a água, misture levemente, tampe a panela e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 30 minutos para que o líquido reduza pela metade. Abaixe o fogo e adicione o Leite de Coco, misturando cuidadosamente para incorporá-lo ao molho. Cozinhe por mais 5 minutos, então adicione o azeite de dendê e desligue o fogo. Salpique a salsinha e a cebolinha e sirva quente com arroz branco.




DICA:

Comece a dessalgar o Bacalhau com 24 horas de antecedência, trocando a água a cada duas horas e mantendo em um recipiente fechado na geladeira. Se você não tiver esse tempo, pode acelerar o processo levando o peixe à fervura, mas a textura não será a mesma

NÃO VIVO SEM...

Uma boa faca!



Para quem gosta de cozinhar, o pior pesadelo é não ter uma boa faca para cortar os alimentos. Com uma faca de qualidade, cortar carnes, e até cebola fica bem prazeroso e seguro. Pode parecer mentira, mas uma faca cega pode ser mais perigosa que uma faca afiada, então, invista nesse utensílio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!