Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

domingo, 3 de março de 2013

Risoto de Palmito

Como eu amo domingo! Acordar sem despertador, relaxar, ficar com a família, cozinhar... Esses são os meus prazeres! Porém, na verdade hoje não vou cozinhar, vou almoçar na casa da minha irmã, mas quero deixar uma sugestão de almoço para vocês! Aqui vai a receitinha de um prato que eu faço muito e que ao contrário do que muitos pensam, não é difícil: RISOTO! Uma vez que você aprende uma receita, pode variar muito. Hoje eu vou postar o de Palmito, mas com a mesma base dá pra fazer de  Frutos do Mar, Cogumelos, Carne Seca, Bacalhau, Limão Siciliano, Aspargos... e muitos outros! Então anote a receitinha:

Risoto de Palmito



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 litros de caldo de legumes (se for utilizar o industrializado, dissolva dois tabletes em dois litros de água, mas eu particularmente não gosto, então faço meu proprio caldo e vou colocar como preparo)
1 cebola média picada bem pequenininha ou ralada
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 vidro de palmitos inteiros
1 xícara (chá) de vinho branco seco (e uma taça para você)
2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:



Para o caldo de legumes:

Eu utilizo aquelas partes que geralmente as pessoas jogam fora, como os caules do brócolis, da couve e da couve flor, as folhas do salsão, a parte dura dos aspargos, e ainda coloco cenoura, cebola, uma folha de louro e uns raminhos de tomilho e alecrim. Não tem muito segredo, e não precisa ser necessariamente esses legumes. Só não coloque legumes que soltem coloração, como beterraba, por exemplo. E só colocar tudo em uma panela grande com dois litros de água e cozinhar por 20 minutos. E eu também reutilizo esses legumes. Uso o caldo para fazer o risoto, ai guardo os legumes em um saquinho no congelador, e uso mais uma vez em outro risoto, acrescentando mais água.

Para o Risoto:

Pique o palmito em rodelinhas e reserve. Coloque o caldo de legumes  (já cozido por 20 minutos) em uma panela grande e deixe aquecendo em fogo baixo, sem deixar ferver. Aqueça uma panela ou frigideira grande (eu prefiro a frigideira) e adicione três colheres de manteiga. Espere derreter mas não deixe escurecer, e acrescente a cebola. Refogue até começar a ficar mais clara, e acrescente o arroz arbóreo. Misture bem e acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Refogue por mais ou menos dois minutos e acrescente o vinho. Mexa até que o vinho tenha evaporado. Aos poucos, com uma concha, vá acrescentando o caldo, e quando estiver secando acrescente mais (no caso do caldo de legumes caseiro, utilize uma peneira para que não caia pedaços de legumes no risoto). Mexa constantemente enquanto cozinha, pois dessa forma o amido do arroz vai se soltando, e garantindo mais cremosidade ao risoto. Depois de uns 20 minutos, quando os grãos já estiverem maiores, acrescente o palmito. Continue misturando e acrescentando mais caldo. O tempo de preparo pode variar, dependendo do seu fogão, então experimentar é muito importante. Quando o arroz estiver "al dente", desligue o fogo e imediatamente acrescente a última colher de manteiga, incorporando-a delicadamente ao arroz. Acrescente uma xícara de queijo parmesão e misture. A outra xícara de parmesão eu uso para fazer uma "crostinha", que enfeita e fica bem gostosa também. É só espalhar o parmesão em uma frigideira e esperar ficar sequinho e crocante. Prontinho!



DICAS: 

A Qualidade do Risoto depende da qualidade dos produtos que você usa. Na medida do possível, utilize um bom vinho, uma boa manteiga e um bom queijo.

NÃO VIVO SEM...

Arroz Arbóreo!



Para mim, que amo e vivo fazendo Risotos, esse arroz é indispensável. É fácil de encontrar no supermercado e não custa caro! Bom domingo para todos vocês!

Um comentário:

Comentem!