Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Atum em Crosta de Gergelim

Oi pessoal! Quem exagerou nas comidinhas no fim de semana levanta a mão\0/!! Mas fim de semana é para isso mesmo! Agora, na segunda-feira bate aquele arrependimento de ter saido da dieta, e realmente dá vontade de comer coisas mais leves (amanhã essa vontade já passa!). Então, nada melhor que um peixinho para começar bem a semana! Todo mundo gosta de atum, né? Agora, vocês já provaram Atum sem ser da latinha? É um peixe maravilhoso, super saboroso e saudável! Então confiram a receitinha que eu preparei com esse peixe!!

Atum em Crosta de Gergelim



Ingredientes:

2 peças de Atum fresco (aproximadamente 10 cm cada)
1 xícara (chá) de gergelim negro (pode variar dependendo do tamanho do peixe)
1 xícara (chá) de gergelim branco (pode variar dependendo do tamanho do peixe)
100 ml de azeite
100 ml de molho de soja
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:




Tempere o Atum com sal, pimenta do reino e uma colher de sopa de azeite e deixe descansar na geladeira por meia hora (tampado). Misture o gergelim negro e branco em um prato. Retire o peixe da geladeira, e passe bastante azeite por todos os lados, coloque-o no prato com o gergelim e pressione bem para grudar em todos os lados. Enrole o peixe em papel alumínio bem apertado, e leve novamente à geladeira por mais cinco minutos para fixar bem a crosta de gergelim. Em uma frigideira, aqueça o restante de azeite, e sele o peixe, até que o gergelim comece a dourar. Para o molho, leve outra panela ao fogo, junte o molho de soja, o vinagre balsâmico e o óleo de gergelim e deixe reduzir (ele vai engrossar rápido, em aproximadamente 1 minuto). Prontinho!! Jogue o molho ao redor do prato, disponha o peixe, sirva com purê de batatas e bom apetite!



DICA:

Eu gosto de peixe mais cru por dentro. Caso você não goste, depois de selar por fora, fatie o atum e leve ao fogo novamente para selar até o ponto desejado.

NÃO VIVO SEM...



Pimenta do reino em grãos e Moedor de Pimentas!
Eu adoro todas as pimentas, mas a pimenta do reino de longe é minha favorita! Se deixar eu coloco até no café (brincadeirinha). E eu tenho que dizer, aquela pimenta que a gente compra já moída não tem o mesmo sabor que a em grãos. Se você não tem um moedor, pode comprar a pimenta em grãos mesmo assim e bater em um pilão. Agora, eu garanto, o moedor é um ótimo investimento, além de deixar sua cozinha linda!!! Beijos, boa semana para todos!!

Um comentário:

Comentem!