Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Filé Mignon Suíno ao Molho de Mostarda e Alecrim e Batatas Rústicas com Alecrim

Hoje o Receitinhas e Comidinhas está completando seis meses de existência!! Gostaria de agradecer a todos os acessos e ao incentivo de todos! Estou muito feliz com o resultado e não pretendo parar! Prometo que vou me esforçar mesmo com a Isabel pequenininha!!            Hoje eu vou postar uma receitinha que fiz no fim de semana, mas que vai bem em qualquer dia. A Carne de porco deixou de ser vilã e agora é até considerada saudável. Ela, além de ser super saborosa, tem a vantagem de ser bem barata. E essa carne tem seu par perfeito, pelo menos na minha opinião: O Alecrim, que na verdade se dividiu entre a carne de porco e as batatas nesta receitinha. Um triângulo amoroso que deu super certo!! Anotem aí:

Filé Mignon Suíno ao Molho de Mostarda e Alecrim e Batatas Rústicas com Alecrim



Ingredientes:

Para a Carne:

700g de filé mignon suíno (inteiro)
3 colheres (sopa) de mostarda Dijon (pode ser a tradicional também)
Alecrim fresco a gosto
Sal e pimenta do reino moída a gosto
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de creme de leite 

Para as Batatas:

5 batatas grandes
2 colheres (sopa) de azeite
Sal grosso e pimenta do reino moída a gosto
Alecrim fresco a gosto

Preparo:

Carne:




Em uma assadeira, tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto, e pincele 1 colher (sopa) de mostarda dijon por toda a carne. Espalhe o alecrim, cubra com papel alumínio e deixe descansar na geladeira por no mínimo 2 horas. Retire a carne da geladeira. Aqueça uma frigideira com azeite. Quando estiver bem quente, sele a carne por 30 segundos em cada lado (pense em 4 lados da carne). Devolva a carne na assadeira, e junte o vinho e mais uma colher de mostarda, e misture. Cubra com papel alumínio e asse em fogo médio por aproximadamente 1 hora (retire o papel alumínio depois de meia hora). Retire a carne da assadeira e coloque para descansar em outro recipiente. Leve a assadeira ao fogo e acrescente mais uma colher de mostarda e o creme de leite. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta. Deixe reduzir para que fique um molho mais grosso. Corte a carne em medalhões (fatias grossas) e sirva com o molho por cima.

Batatas:



Lave bem as batatas pois elas serão assadas com a casca. Corte-as em oito gomos, coloque em uma assadeira, e tempere com 2 colheres de azeite, sal grosso (moído ou levemente quebrado em um pilão), pimenta do reino e alecrim a gosto. Asse em fogo médio por aproximadamente 40 minutos, até que fiquem douradas. 

Sirva as batatas e a Carne juntas. Bela combinação!!



DICA: Alecrim é uma erva super aromática, com sabor forte, então, se você não gostar muito, seja moderado, ou use o alecrim seco, que é mais fraco. 

NÃO VIVO SEM...

Alecrim!!



Essa erva aromática é meu xodó!! Tenho plantada em casa (em um vasinho de porco), por que adoro utilizá-la fresquinha!! Há quem não goste, mas eu acho que fica ótima com carnes e batatas, como representei nesta receita!! Ela também é ingrediente das foccacias, azeites aromatizados, dentre outras preparações! Espero que tenham gostado! Até a próxima!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!