Almanaque Culinário
Top blogs de receitas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache

Hoje estou inspirada e com tempo, então aí vai mais uma receitinha! Já postei várias receitinhas de bolo, mas ele, o grande campeão das preferências, ainda não tinha chegado aqui!! Como sempre, o meu maior apreciador - meu maridão - me fez um pedido: "Amor, faz um bolo de Chocolate com uma cobertura bem docinha", e eu, claro, fiz! E além do mais, um bolo fofinho com uma cobertura caprichada tem tudo a ver com um fim de tarde geladinho como o de hoje!! Anotem aí a receita e adocem mais a vida de quem vocês amam também!!

Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache



Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal

Para a Ganache:

200 ml de creme de leite fresco
250 g de chocolate ao leite (em barra)

Preparo:

Massa:




Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com furo no meio e "enfarinhe" com chocolate em pó. Isso evita que o bolo fique esbranquiçado quando desenformar.
Em uma tigela grande (não precisa de batedeira), coloque o açúcar, a manteiga e os ovos e bata até obter um creme leve e homogêneo. Peneire o chocolate em pó na massa, e misture. Alternadamente, vá acrescentando a farinha (peneirando) e a água, mexendo bem entre as adições. Por último, junte o fermento e o sal e mexa só para incorporar. Despeje a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por completo e desenforme.

Ganache:



Coloque um pouco de água em uma panela pequena e leve ao fogo para que comece ferver. Quebre o chocolate e coloque em uma tigela de inox ou vidro (a tigela tem que ser bem maior que a panela, para que não entre em contato com a água). Ponha a tigela em cima da panela com água fervente e deixe que o chocolate comece a derreter. Junte o creme de leite, e misture até que o chocolate esteja todo derretido e incorporado. Retire do fogo e deixe esfriar. Leve à geladeira por 10 minutos, depois retire, misture e volte à geladeira. Repita esse procedimento até que a ganache esteja firme. 

Quando a ganache estiver firme, espalhe-a pelo bolo, e delicie-se!!



DICA:

Acho que já falei isso aqui, mas vou repetir! Sempre utilize medidores padrão, e não a xícara ou a colher comum que você tem. Cada colher e cada xícara tem um tamanho e proporção diferente, então as receitas podem não dar certo. 

NÃO VIVO SEM...



Timer!

Preciso confessar... eu sou meio distraída no que diz respeito a tempo. Quando estou cozinhando, fico fazendo uma coisa e outra, então sempre preciso de "algo" para me avisar que o prato está pronto. Um bolo, por exemplo, não pode passar do tempo, então um timer resolve bem. Na maioria dos celulares tem timer, mas eu prefiro ter um pra enfeitar minha cozinha!! Eles custam bem baratinho nas lojinhas de R$1,99!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!