Top blogs de receitas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Costelinha Suína ao Molho Barbecue

Se existe um ingrediente típico Americano que conquistou o Brasil, esse ingrediente é o Molho Barbecue, ou molho para churrasco. Hoje em dia, qualquer restaurante ou lanchonete tem. Claro que o sabor agridoce não agrada a todos, mas eu simplesmente amo! Ele vai bem com hambúrgueres, frango, mas o par perfeito é mesmo a Costelinha Suína. Quem ainda não provou, tem que provar. Existem várias versões de receita na internet, e eu criei a minha. Fui colocando ingredientes e provando até chegar ao que eu queria. Espero que vocês provem e aprovem!

Costelinha Suína ao Molho Barbecue



Ingredientes:

Para a carne:

1 kg de costelinha suína (inteira)
1 cebola grande
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de gengibre em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

Para o Molho Barbecue:

1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de cebola batida
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 folhas de louro
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de páprica picante
1 colher (café) de tabasco
1 xícara (chá) de ketchup
1 xícara (chá) de extrato ou purê de tomate
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Preparo:

Carne




Bata no liquidificador ou no mixer, a cebola, o limão, o azeite, o gengibre, o sal e a pimenta, até virar um creme. Coloque a carne em um saco e junte esse creme, misturando bem à carne. Leve à geladeira preferencialmente por 24 horas, mas se você não tiver esse tempo, deixe marinando por no mínimo duas horas. Retire a carne do saco e transfira para uma assadeira. Regue o vinho branco e asse em fogo médio até que o tempero seque. Retire o  que sobrar do creme na assadeira, deixando só a carne. 

Molho



Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o açúcar, a água e o louro e misture bem. Depois acrescente todos os outros ingredientes. Deixe cozinhar até que comece a borbulhar e engrosse. Retire as folhas de louro.

Adicione o molho barbecue na carne (o quanto quiser) e asse por mais 20 minutos. Sirva com arroz, batatas fritas ou purê. Enjoy it!!



DICA:

O rendimento da receita do molho provavelmente é maior do que a quantidade que você vai usar na carne. O que sobrar pode ser guardado na geladeira em um pote de vidro esterilizado por aproximadamente 1 mês.

NÃO VIVO SEM...

Potes de vidro!



Sim, eu sou fresca e não abro mão de guardar os alimentos em potes bem bonitinhos!! Detesto potes de plástico!!! Além de serem feios ainda ficam com cheiro, então quase nunca dá pra usar com outra coisa. Só que eu não só compro vidros, mas também reutilizo os vidros de azeite, de molho, de alcaparras, de azeitona e de café solúvel! Só não se esqueçam de esterilizar antes de usá-los, ok? Bye bye e até a próxima receitinha!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!