Top blogs de receitas

sábado, 13 de julho de 2013

Hambúrguer Caseiro e Maionese Caseira

Sumi de novo... Agora voltei!! Esse semestre acabei um curso e agora terei mais tempo para me dedicar ao blog. Hoje vou postar a receita de uma das coisas que eu e meu marido mais amamos comer: Hambúrguer. Nós adoramos ir a essas hamburguerias estilosas, e temos uma lista das 10 melhores de São Paulo que estamos tentando conhecer (aos poucos). Sim, comemos hambúrguer de rede fast food, mas somos realmente apaixonados por um bom Hambúrguer caseiro, ou Gourmet como muitos chamam, acompanhado de uma maionese feita artesanalmente, e não industrializada! Ai, resolvemos botar a mão na massa e aprender a fazer em casa, já que adoramos estar na cozinha!! Então, se você também é apaixonado por essa delícia, anote as receitas:

Hambúrguer Caseiro e Maionese Caseira



Ingredientes:

Para o Hambúrguer:

1 kg de carne moída (exceto acém)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola batida
1 xícara (chá) de ervas frescas (cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, alecrim, tomilho, orégano... o que você tiver em casa)
Sal e pimenta do reino a gosto

Para a Maionese:

2 ovos
1 colher (sobremesa) de mostarda
1/2 limão espremido
1 colher (café) de sal
Óleo (o quanto for necessário)
Azeite (para finalizar)

Preparo:

Hambúrguer

Em um recipiente grande, junte todos os ingredientes à carne moída e misture até que dê "liga". Cubra ou tampe o recipiente e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Retire a carne da geladeira, e separe em 8 partes iguais (125 g cada parte). Faça bolas de carne com as mãos, e depois molde em forma de hambúrguer (você pode optar por fazer um hambúrguer mais gorducho ou mais fino, lembrando que na hora de fritar ele encolhe). Eu moldei com um moldador que minha mãe me deu, e que deixa o hambúrguer bem redondinho, mas dá pra fazer com as mãos também. Em uma frigideira quente, despeje um fio de óleo e frite os hambúrgueres, de preferência um por vez, pois eles soltam mais água se fritos juntos. Deixe no ponto desejado. Coloque uma fatia de queijo em cima do hambúrguer ainda quente para derreter. Sirva com pão de hambúrguer, alface, tomate e claro com a maionese caseira e o que mais desejar!

Maionese:


Coloque os ovos, a mostarda, o limão, e o sal no liquidificador. Tampe mas deixe aquela tampinha menor aberta. Comece a bater e ao mesmo tempo vá despejando óleo aos poucos, sem parar. Você vai perceber que o liquidificador vai começar a ter mais dificuldade para bater, pois a mistura vai endurecendo. Quando você perceber que está quase no ponto de maionese (baseie-se na maionese industrializada) troque o óleo pelo azeite para finalizar (se desejar, se não, continue com o óleo). Coloque a maionese em um recipiente e leve à geladeira para gelar enquanto o hambúrguer fica pronto! Nham!!!



DICAS:

1)Para nós (meu marido e eu), o ponto do hambúrguer é tostadinho por fora, mas rosadinho por dentro (apesar de agora eu ter que comer bem passado, por conta da gravidez). Para o mal passado, é melhor fritar em fogo mais alto, para o bem passado, em fogo baixo, com a frigideira tampada.

2)Depois da maionese pronta, você pode incrementá-la, batendo no liquidificador com alho, ou ervas frescas, ou azeitonas pretas... Use a imaginação!!

NÃO VIVO SEM...

Tigelas de vidro!



Elas são muito úteis, higiênicas e bonitas! É sempre bom ter de vários tamanhos, e pode até ir à mesa com uma salada ou sobremesa!!


Um comentário:

Comentem!