Top blogs de receitas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sorvete de Baunilha com Bananas Flambadas

Pedido de grávida não pode ser ignorado, certo? Então, a pedidos da minha querida amiga Carolina Fonseca, que está esperando a Cecília, vou começar com a receitinha de Sorvete de Baunilha com Bananas Flambadas, que vem bem a calhar por que nesse calor que está fazendo, o que mais queremos é nos refrescar. E ainda por cima, é minha sobremesa favorita!

Anotem e refresquem-se!!




Sorvete de Baunilha

Ingredientes:

1 fava de baunilha
1 xícara de chá de açúcar
8 gemas (de preferência caipiras)

2 xícaras de chá de leite
200ml de creme de leite fresco

Preparo:

Corte a fava da baunilha cuidadosamente pela metade, e com a ponta de uma faca, retire as sementinhas. Junte as sementes e a fava em uma panela com o leite e aqueça em fogo médio sem deixar ferver. Assim que estiver quente, desligue o fogo e deixe descansando com a panela tampada por 30 minutos. Neste momento, coloque o creme de leite em uma tijela grande e leve à geladeira. Quando faltar uns 5 minutos, em outra tijela, junte as gemas e o açúcar e bata muito bem, até a mistura ficar bem fofa. Após os 30 minutos, junte a mistura do leite com a mistura das gemas até ficar uniforme. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar, até que começe ferver. Desligue. Retire a fava do leite. Retire o creme de leite da geladeira e junte o conteúdo da panela, passando por uma peneira. Deixe esfriar completamente, bata até engrossar com um fuê (batedor de arame) e leve ao congelador. Após 50 minutos, verifique se a mistura já está começando a congelar nas beiradas, e se sim, bata bastante. Leve ao freezer e repita este procedimento a cada 30 minutos. Quando engrossar um pouco, comece a bater com uma colher de pau, pois o fuê não aguenta. O sorvete fica pronto após mais ou menos 6 horas, podendo variar.







Dicas:

1) Se você gosta de sorvetes menos doces, coloque 2/3 de xícara de açucar.
2) Caso não encontre a baunilha em fava, sugiro colocar um vidrinho de essência de baunilha, e caso não encontre o creme de leite fresco, substitua por 2 xícaras de chá de creme de leite em lata. Porém, já vou avisando que o sabor não será o mesmo.
3) Não descarte a fava da baunilha. Depois de retirá-la do leite, seque-a e coloque-a em um pote com açucar. Fica uma delícia com um café, por exemplo!


Bananas Flambadas

Ingredientes:

2 bananas cortadas ao meio no sentido horizontal
1 colher de sopa de manteiga sem sal 
1 xícara de chá de suco de laranja
2 tiras de casca de limão
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de conhaque

Preparo:

Em uma frigideira grande, adicione a manteiga e as cascas de limão. Quando a manteiga estiver derretida, adicione o açúcar, mexendo constantemente até que forme um caramelo. Adicione o suco de laranja (nesse momento o caramelo vai grudar), e mexa até que o caramelo desgrude e chegue ao ponto de calda. Adicione as bananas e com uma colher vá jogando a calda por cima delas. Com o fogo alto, acrescente o conhaque e incline a frigideira para que pegue fogo, ou acenda um fósforo bem próximo da frigideira. Mexa a frigideira até que o fogo se apague. 






Sirva as Bananas Flambadas com uma generosa bola de Sorvete de Baunilha, e deliciem-se!!  




NÃO VIVO SEM...

Meu pegador de sorvetes! Esse modelo é o melhor, pois a bola sai redondinha e por inteiro! Bjs e até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!