Top blogs de receitas

sábado, 16 de março de 2013

Spaghetti alla Puttanesca

Quem já percebeu que eu ADORO macarrão?? É verdade. Macarrão é um alimento tão democrático e saboroso... com a mesma base, você consegue agradar a família toda. A receitinha de hoje tem um nome bem sugestivo, com uma história bem interessante: "Spaghetti alla Puttanesca" (Espaguete à moda da prostituta). A origem desse prato não é comprovado, mas muitos dizem que ele foi criado por prostitutas, por se tratar de um prato barato com ingredientes acessíveis. Se é verdade ou não, eu não sei. Só sei que quem criou é um gênio, pois é muito bom!!! Existem algumas variações para essa receita, e essa aí é à MINHA moda!!

Spaghetti alla Puttanesca



Ingredientes:

200g de espaguete
2 litros de água
1 colher (sopa) de sal
50ml de azeite
1 dente de alho amassado
1 tomate cortado em cubos
8 filés de anchovas picadas
2 colheres (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de azeitonas pretas fatiadas
1/2 colher (café) de pimenta calabresa
1 ramo de orégano fresco ou 1 colher (chá) de orégano seco
Parmesão ralado a gosto

Preparo:



Em uma panela, ferva 2 litros de água com 1 colher (sopa) de sal. Adicione o espaguete e cozinhe até ficar "al dente". Escorra e reserve.
Em outra panela ou frigideira, aqueça o azeite, e doure o alho. Adicione o azeite e refogue até que eles murchem. Adicione as anchovas e misture para que elas se desmachem um pouco. Em seguida, adicione as azeitonas e as alcaparras e cozinhe por mais 3 minutos. Salpique a pimenta calabresa e o orégano, coloque o macarrão e misture bem para encorporar o molho. Desligue o fogo, sirva com parmesão ralado e mais um fio de azeite. Esse receita serve bem duas pessoas. Uhmmmm...



DICAS:

1) Caso o macarrão grude depois que for escorrido, é só jogar água fria e balançar o escorredor, e ele voltará a ficar solto.
2) Anchovas não são tão facilmente encontradas, então, um bom substituto é o atum em lata.
3) Não adicione sal ao molho, pois as anchovas, as azeitonas e as alcaparras já são bem salgadas.

NÃO VIVO SEM...

Azeite!



Segundo a Wikipedia (www.http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeite), "o azeite de oliva possui várias substancias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do azeite de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos". Além de tudo isso, ele é simplesmente delicioso!!! Eu uso em quase todas as minhas preparações!! Bom sábado e até amanhã com mais receitinhas gostosinhas!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!