Top blogs de receitas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Macarrão do Mar

Nem todo mundo gosta de frutos do mar - meu marido por exemplo. Mas tem gente que simplesmente AMA - eu, por exemplo!!! Aqui em casa eu faço receitas com peixes e frutos do mar durante a semana, já que o Thiago (marido) raramente come em casa. Ai no fim de semana eu faço coisinhas que agradem a ele! Então, atenção para essa receitinha com cheirinho de praia!!

Macarrão do Mar



Ingredientes:

300g de macarrão
3 litros de água
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
100g de polvo cortado em cubos
100g de peixe (cação, pescada, ou outro peixe branco) cortado em cubos
100g de mexilhão
100g de anéis de lula
100g de camarão
1/2 de xícara (chá) de vinho branco seco
1 tomate cortado em cubos
1 colher (café) de curry em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Preparo:




Em uma panela grande, ferva os 3 litros de água e acrescente o macarrão (massa da sua preferência). Quando estiver "al dente", escorra e reserve. Em um frigideira grande, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite. Frite a cebola e o alho, sem deixar queimar. Acrescente o polvo e refogue por 2 minutos. Depois junte o peixe e refogue por mais dois minutos. Em seguida, acrescente o mexilhão e refogue por mais 1 minuto. Junte a lula, espere mais um minuto e acrescente o camarão. Tempere com sal e pimenta. Despeje o vinho e deixe secar parcialmente. Junte os tomates e coloque o curry. Tampe a frigideira e deixe refogar por 2 minutos. Salpique salsinha e cebolinha a gosto, acrescente o macarrão, regue com mais uma colher (sopa) de azeite e sirva em seguida. Essa quantidade dá para aproximadamente 4 pessoas.



DICAS:

1) Para esta receita, ao invés de comprar os frutos do mar separadamente, comprei uma badeja de "ingredientes para Paella", e inutilizei o tempero que vem junto. É uma boa dica se você quer fazer a receita para poucas pessoas.
2)Respeite a ordem de cozimento dos frutos do mar, pois cada um exige um tempo diferente para ficar no ponto. A lula e o camarão, por exemplo, ficam "borrachudos" se cozidos demais.

NÃO VIVO SEM...

Uma frigideira grande!




Seja para fritar ou refogar, a frigideira grande acelera o preparo, e cozinha os alimentos por igual. Ela é ótima para preparar molhos, risotos, e para fritar legumes, carnes e peixes. Beijos e até a próxima receitinha!!



Um comentário:

Comentem!